sábado, 18 de julho de 2009

O Paulino, o Guarda!



Este é o Paulino, o guarda do estaleiro onde se parte a pedra..vejam bem a figurinha..

Este sr tem mais de 50 anos, não sabe dizer com exactidão a idade, nem ele nem muitas pessoas por aqui, bilhetes de identidade também é algo que nao abunda por estas bandas, não é fora do vulgar as crianças nascerem e serem registadas muito mas muito tempo depois.

Este Sr já serviu portugueses em outros tempos e disso guarda boas recordações, diz-me ele com frequência que os "patrões" eram boas pessoas, sempre lhe deram boa comida e folga bem como alguma remuneração.
Pois esses patrões já cá não estão, ou foram para Portugal no pós 25 de Abril ou já morreram, ele n sabe o que lhe aconteceu e chega a falar disto com alguma magoa, o pai dele também já tinha trabalhado para esses "patrões", não era escravatura como ele proprio refere, mas era assim, o pai trabalhava e os filhos continuavam quando já tinham idade para o fazer, era simplesmente assim...

A mim chama-me "Patroa" e raramente me olha nos olhos, agradece repetidas vezes se lhe ofereço um cigarro que aceita sorridente, tem um pequeno salário, 10000Kwanzas que em euros é o equivalente sensivelmente a 100 euros, eu dou-lhe almoço e jantar, da nossa comida sobra sempre e ofereço-lhe todos os dias o que ele agradece. Não come sem que todas as pessoas que trabalhem no estaleiro comam, nem mesmo que se insista que ele pode comer ao mesmo tempo ele come, responde sempre, o empregado só come depois do patrão, ficou-lhe isto de outros tempos...

O Paulino tem 2 vicios que eu lhe conheça, o tabaco, fuma sempre que alguem lhe dá e a aguardente de banana, uma potente aguardente que o deixa KO para o resto do dia se a bebe de manhã, felizmente nunca ainda não o vi beber à tarde se não estavamos tramados com a guarda do espaço durante a noite.

É umapeça este Paulino, mas uma boa peça!

Sem comentários: