segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Voltamos aos tempos da Pide??????????

Enviaram-me isto por mail, nao queria acreditar mas senti-me na obrigação de partilhar!

"Humilhante! Irracional!


O caso conta-se em poucas palavras:

cinco membros da JCP, quatro raparigas e um rapaz, foram detidos pela PSP quando procediam à pintura de um mural na Rotunda das Olaias, em Lisboa; levados para a esquadra, foram insultados, ameaçados e... obrigados a despir-se.

Repito: obrigados a despir-se.

Estamos perante uma situação que espelha liminarmente os danos causados por 34 anos de política de direita aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos - uma situação que mostra quão longe estamos do 25 de Abril libertador e quão perto estamos do passado que «em Abril, Abril venceu»...

E não se trata apenas de uma prática policial de desprezo pela lei, para o caso a Lei 97/88, que não só legitima a pintura de murais em locais públicos como condena o seu impedimento.

Trata-se, acima de tudo, de um comportamento policial nojento, asqueroso, abjecto, com contornos de doentia perversão.

Os que obrigaram os cinco jovens a despir-se, fizeram-no provavelmente inspirados nas práticas actualmente em voga nas prisões dos EUA no Iraque, em Guantánamo... práticas que, aliás, eram de uso corrente nas salas de interrogatório da sede da PIDE, especialmente em relação a mulheres comunistas que caíam nas garras da tenebrosa polícia política do fascismo.

A confirmar que isto anda tudo ligado...
E é contra tudo isto que lutamos todos os dias. E é contra tudo isto que a luta tem que continuar todos os dias.
Até que o nosso grito «25 de Abril sempre, fascismo nunca mais» deixe de ser necessário e seja apenas a memória de uma luta que vencemos.

Até ao triunfo definitivo de Abril, dos seus valores e dos seus ideais de liberdade e justiça social."

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu peço desculpa, mas como é que tem certeza da veracidade desse e-mail? Não considera que esse e-mail possa ter sido uma manobra desses jovens da JCP?Claro que se de facto,isso aconteceu e os policias os mandaram fazer isso, é condenável...mas cheira-me a invenção do partido comunista!