quarta-feira, 24 de junho de 2009

Coisas

Hoje está aqui um dia lindo, o calor é de morrer, especialmente aqui no sitio onde partem a pedra.
Por aqui ainda estamos no Inverno que eles chamam de cacimbo, o verão esse so chega em Outubro, com o calor que faz no Inverno nem dá para imaginar o calor do Verão.
Há por aqui muita policia nas estradas, mandam parar todos os camiões, o objectivo é "complementar" o ordenado que ao que sei é baixo comas "gasosas" que os condutores dão para não terem problema. Mas como os policias estão a pé, há muitos condutores que literalmente "fintam" os policias e continuam o seu caminho sem parar, o engraçado é que os policias ao contrario de ficarem zangados riem-se desalmadamente!
A comida por aqui é muito boa, já comi de tudo, funge ou como lhe chamam aqui pirão que é uma massa de farinha, galinha com gingumba ( que ´amendoim mas mais pequeno e mais redondo e bem mais saberoso que o nosso), moamba, bifes e marisco que tem um sabor inigualavel.
Imaginem que por aqui a gasolina e o gasoleo são muito baratos o gasoleo custa 29 centimos na nossa moeda e a gasolina 40 centimos, o problema é que so existem duas bombas numa cidade com muitos, muitos carros, as filas para abastecer são de mais de 10 carros.
Se me perguntassem o que eu acharia imprescindivel para vir para aqui diria paciencia!
Aqui o lema é deixa para amanhã o que podes fazer hoje e nunca há problema,ou melhor dizendo não tem "maca" na expressão que aqui muito se utiliza.
Acho que isto se prende com o facto de aqui ara a maioria da população so dias sucedem-se, as expectativas de melhorar a vida não poucas ou praticamente nulas, então vai-se vivendo, no entanto o povo é festeiro e alegre, por onde se passa há musica no ar e sempre alguem a dar um pezinho de dança, poucos são so que olham os brancos de frente, olhos nos olhos, mesmo os mais novos que já nasceram livres do colonialismo, a subserviência é impressionante.
O branco manda, o preto trabalha e por vezes já refila mas pouco, ainda :)

1 comentário:

PAS[Ç]SOS disse...

Ora hoje começámos por perceber as marcas do colonialismo português [na história dos polícias]; depois passa-se para mais umas engolidelas a seco; quanto à gasolina... quem me dera! Nas filas do Jumbo os carros são muitos mais do que 10 e o valor quadruplica!!!...; quanto ao resto... eu acho que é do calor... folgo por parecer que os tempos estão a ser bem aproveitados.