quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Hinduismo


Não sou uma pessoa religiosa, considero-me mais uma pessoa espiritual, ontem enquanto pesquisava sobre uns simbolos na net aprendi um pouco mais sobre o hinduismo, que náo será tanto uma religião mas sim uma filosofia de vida. aqui fica o que aprendi.
O Hinduismo é muito vasto e complexo, pois é mais que uma religião: é um estilo de vida. Ser hindu significa aderir às religiões, tradições e hábitos descritos e ensinados nos Vedas, Escrituras Sagradas. O Hinduismo é a mais antiga das religiões. A sua origem perde-se no tempo.
Não tem um fundador, pois os próprios Vedas definem-se como (apaurusheya) sem intervenção humana na sua origem.
O Hinduismo tem quatro caminhos principais, Vaishnavismo (que adora Vishnu ou Krishna), Shaivismo que tem Shiva como Objeto de adoração, Shaktismo que procura a liberação (moksha) pelo controle e purificação das energias (shaktis) e Smartismo que visa o alcance da liberação com um mergulho no aspecto impessoal do Supremo (Brahman). Os Vedas dividem -se em quatro, Rig Veda, Yajur Veda, Sama Veda e o Atharva Veda, além dos Puranas, Upanishads e os Smritis, Srimad Ramayana e Srimad Mahabharata. O Srimad Bhagavad-gita e o Srimad Bhagavatam, são as Escrituras mais estudadas. Muita ênfase é dada ao estudo das Escrituras, adoração nos Templos, meditação, austeridades e o cantar dos Santos Nomes do Senhor. Deus é único embora possa se manifestar em uma infinidade de aspectos e como tal tem infinitos nomes. A Religião Vaishnava procura a purificação através da adoração ao Supremo de forma amorosa (bhakti). Em um determinado estado da vida religiosa, o adepto é encorajado a entrar num estado de desprendimento, adoptando os votos de castidade (celibato) ocupando-se no cultivo de conhecimento e renúncia, na busca pelo Amor Eterno por Deus.
Mais tarde ponho um pouco mais sobre o principal simbolo do Hinduismo, por agora deixo-vos com suficientes nomes estranhos para pesquisare, ;)

Sem comentários: