quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tributo ao Bernardo


O Bernardo era um canário, o canário da minha mãe.
Quis o destino que a sua vida terminasse ontem com 15 anos de idade. Dizem os entendidos na matéria que um canário dura no máximo 14 anos e precisa ser bem estimado, não é preciso muito para perceber que este bicho fosse super estimado, até passou a expectativa de vida dos da sua raça.
Passo a contar-vos um pouco da história deste pássaro que durante 15 anos fez as delicias da minha mãe. foi lá para casa ainda jovem, todo cheio de pinta fazer companhia à Bernarda anterior canário , femea, da minha mãe. Cantava que era uma maravilha e foi sempre um menino mimado pela minha mãe que é e sempre foi uma apaixonada pelos pássaros. Comeu e bebeu do melhor que havia para a sua raça, nos momentos de doença foi sempre tratado com muito carinho, ele era pingos para os olhos, pingos para as penas, vitaminas disto e daquilo e mais uma parafernália de coisas que a minha mãe sempre achou serem vitais à sua existência. A sua gaiola era limpa todos os dias, como era um canário asseado tambem tomava banho todos os dias, depois era ve-lo ao sol todo inchado a secar-se.
À medida que os anos foram passando e a velhice se foi instalando começou a ter dificuldades em cantar, em subir para o poleiro, em tomar banho, sempre foi tratado com mimo, todos os dias lhe lavavam o bico e lhe limpavam as patitas. Os últimos dias foram passados no fundo da gaiola pois a força era já pouca e dava até alguma pena olha para ele. Ontem acabou finalmente por morrer causando grande tristeza à minha mãe que ainda hoje me dizia " ...sinto tanto a falta do pássaro..." e eu não tenho duvida nenhuma desse sentimento.
Há quem diga que vida de cão é boa , no entanto eu cá se me fosse dado a escolher preferia ser pássaro nas mãos da minha mãe!

Sem comentários: