sábado, 20 de junho de 2009

De Lisboa a Luanda

Parti de Lisboa com destino a Luanda às 22.10 do dia 17 de Junho, esperava-me uma viagem de 7.30 H, voei na Tap e tenho de confessar que as hospedeiras desse voo deixaram muito a desejar à simpatia, sorriso foi coisa que nunca vi no rosto de nenhuma delas, valeu os companheiros de viagem, todos eles já com experiencia na coisa. Cada vez que um ouvia que era a minha primeira incursão por Angola olhava para mim e dizia...tenho a certeza que vai gostar... eu limitava-me a sorrir perante essa frase, pois essa era a unica certeza com que parti, que ia gostar!

Conversei um pouco, dormitei outro tanto, comi e quando dei por mim estava a aterrar em terras d'Africa, o bafo com que se leva ao sair do avião é descomunal e não é muito lembrar que eram 6 da manhã e estavam 22 graus, as o ar é quente e quase pesado.

Depois veio a fila para vistoriar o visto, e meus amigos, qualquer fila em que tenham estado em Portugal não é nada comparadas com estas e ao que parece até tive sorte porque o nosso vooo foi o unico daquela hora, nem quero imaginar o que seria com outro voo em simultaneo.

Sair para a rua foi outra aventura...não há palavras que descrevam a quantidade de gente que te cerca para saber se é preciso levar as malas, se precisas de taxi ( os taxis vão ser pano para mangas em um outro post), "madrinha" é o nome por que te tratam, derrepente vi-me cheia de afilhados!

À minha espera tinha um miudo que n devia ter 18 anos, depois com ele esperamos pela chegada de um capitão do exercito Angolano que seria quem me iria acampanhar pela manhã, este não tardou em chegar e levou-me até um militar da força aérea e foram os meus cicerones numa visita guiada pela manhã à cidade de Luanda, acho qu por mais que se leia ninguem está preparado para ver e entrar por esta cidade adentro, é preciso não esquecer que Luanda tem quase 7 milhões de habitantes! E todos eles devem ter carro, rsrsrs, o trânsito é qualquer coisa de infernal, minha rica IC19 :)e mais, eles desconechem o que é sinalização, digo desconhecem porque nenhum cumpre, ele é ultrapassagens pela direita, eles até parecem surgir do nada...e quando menos esperas lá estão eles a rasparem por ti....impressionante!

A meio da manhã, paramos para tomar um café e espanto meu quando entro na pastelaria, tudo lá era igual a lisboa, os bolos, os cafés, os chás, tudo, tudo igual, tive a sensação de estar a entrar numa daquelas pastelarias da baixa!

Gostei de passear por Luanda, emora seja iand auma cidade com muitas mazelas da guerra, é acolhedora e quente, tem um chão de cor de fogo, impressionou-me!
Por hoje fico-me por aqui, amanhã tentarei por em dia os posts em atraso!

1 comentário:

PAS[Ç]SOS disse...

Ora... que bom, mesmo de Luanda, chegarem notícias. Vamos ter outras cores, outros aromas, outras gentes, outros olhares. Venham essas palavras longínquas que nos coloquem junto à baía que dizem ser um dos trunfos da cidade. Venham as emoções que darão novo rumo à vida.